Inicio / Irlanda / Curiosidades da Irlanda / Natal na Irlanda

Natal na Irlanda

Na Irlanda, grande parte das pessoas celebram o Natal da mesma forma que as pessoas no Reino Unido e nos EUA, mas eles também têm muitas de suas próprias tradições e costumes de Natal, desde a cultura ‘Gaelic‘ e a religião ‘Celta’ que predominavam o país, e nas quais eram suprimidas, todavia, é talvez por causa delas que muitos rituais sobreviveram até os tempos modernos na ilha esmeralda.

 

Natal para os Irlandeses, que hoje em dia em sua maioria são católicos, dura da véspera do Natal até o dia da ‘Epifania’ (Epiphanéia, que significa: aparição), ou seja, no sentido religioso, o calendário liturdário da igreja Católica denomina esta data como uma manifestação divina, por exemplo, quando houve a apresentação de Jesus Cristo ao mundo, através da chegada dos Reis Magos trazendo os seus presentes.
Então, no dia 6 de Janeiro, dia de ‘Epiphany Day‘ a decoração natalina é retirada das árvores, das casas e ruas, e como atualmente este dia não é mais ‘celebrado’ no país, passou a ser conhecido como ‘Little Christimas‘ ou ‘Nollaig na mbean’ (Natal das mulheres). Tradicionalmente, as mulheres tem o dia de folga e os homens fazem o trabalho doméstico e cozinhar! As mulheres se encontraram nas casas umas das outras para costurar e conversar. Embora essa tradição não seja tão comum hoje, algumas mulheres ainda gostam de se reunir no domingo mais próximo da Epifania, para tomar chá e comer bolos, para fofocar e para desfrutar a companhia uma da outra!
Há uma antiga tradição que em algumas casas irlandeses (embora agora não muitos), as pessoas colocam, uma vela grossa alta no parapeito da maior janela após o por do sol na véspera de Natal. A vela é deixado para queimar toda a noite e representa uma luz de boas-vindas para Maria e José.
Em irlandês (‘Gaelic‘) o Natal é chamado: ‘Nollaig‘, e o ‘Papai Noel’ (Santa Claus) é conhecido como: ‘San Nioclás‘ (São Nicolau) ou ‘Daidí na Nollag‘ (Pai de Natal) e Feliz Natal (Happy/Merry Christimas) se diz: ‘Nollaig Shona Dhuit‘.
Crianças esperam que o Papai Noel vai visitar na véspera de Natal e deixar presentes para elas.
O dia após o Natal, (25 de dezembro), comemora-se o dia ‘St. Stephen’ Dia de Santo Estêvão (conhecido como Boxing Day no Reino Unido e alguns outros países), também é muito importante na Irlanda. Como no Reino Unido, jogos de futebol e encontros de corridas de cavalos são tradicionalmente realizada no Dia de Santo Estêvão.

Outro costume bem antigo na Irlanda é a Procissão de Wren-Boys (pássaro pequeno) – (‘The Wren Boy Procession‘). O ‘Wren Day‘ é comemorado em várias partes do país Irlandes e no dia de Santo Estêvão (‘St. Stephen’ – 26 de Dezembro) as pessoas vestem máscaras de palha e roupas coloridas, simbolizando passáros e saem desfilando entre as ruas das principais vilas (Towns) do país e são sempre acompanhados por bandas Irlandesas que tocam as mais tradicionais músicas Celtas (‘Céili‘ Music‘).
Esta comemoração existe até hoje porque no passado nesta mesma data os Irlandeses tinham uma especie de ‘competição de caça aos pássaros’ e saiam nas florestas das cidades caçando (‘hunting‘) por diversão, então, nos tempos atuais não se tem mais essas ‘atividades’ no país, foram proibidos, pensando na preservão a fauna e flora, então passou a ser representado por essa ‘parade‘.
A rima que é frequentemente utilizado é:
“A carriça, a carriça, o rei de todos os pássaros
No dia de Santo Estêvão foi pego no tojo.
A carriça é uma das menores aves do Reino Unido e da Irlanda, mas tem uma música muito alto e às vezes é chamado de “rei de todos os pássaros”. Isso é por causa da lenda de uma carriça pequena que montou no topo da cabeça de uma águia e vangloriou-se que ele tinha ‘voou mais alto do que uma águia “. então foi caçadas por muitos anos em toda a Europa em tempos medievais.
The Wren Boys Procession, o mais famoso ocorre em Dingle, no País Kerry no Sudoeste da Irlanda.
Outra curiosidade de natal na Irlanda, São as blusas de frio com estampas natalinas, O tradicional ‘Christimas Jumper‘que já foi ‘taxado’ como ‘Awful Christmas Sweaters‘ onde muitas pessoas para homenagear a noite de natal vestem o coloridos ‘jumper’. Essa tradição começou com as ‘tias’, avós e parentes em presentear os entes queridos com roupas simbolizando o natal.

O jantar de natal mais tradicional na Irlanda consiste na entrada principal, podendo ser: peru, ganso e/ou presunto, com uma seleção de assados e legumes, em especial batata. Geralmente as carnes são temperadas por vários dias antes, para pegar o gosto de todos os ingredientes e serem servidas tanto quentes quanto frias. Mas, existem também pessoas que tem preferência em comer peixes, em destaque, na véspera do natal, como uma forma de ‘Jejum’, segundo ‘crença’.
Para a sobremesa, O ‘bolo redondo’ conhecido como: ‘Fruit Cake‘, ‘Christmas Cake‘ ou ‘Berry Christimas Pudding‘ certamente é o mais famoso na época de festas e são repletos de sementes de cominho ou frutas, coberto com marzipan e servido com uma camada de sorvete.
O mais interessante é que são tradicionalmente feitos ‘um para cada pessoa’ da casa, ou seja, cada membro recebe um bolinho individual para degustar durante a noite toda, após o banquete do jantar.

E para quem é fã do U2,todos os anos, na noite de Natal, o Bono Vox aparece na principal rua do centro de Dublin (aparece? Sim, ele é um astro e astros aparecem), a Grafton Street, pra cantar em prol das crianças carentes da Irlanda. Uhuuu!!! Eu vi vários vídeos. A questão é que ninguém sabe a hora que ele vai pintar por ali. Ele faz uma aparição, canta junto com outros artistas famosos no país, na rua mesmo, no chão, tipo junta a galera e manda ver, e depois vai embora.

Bono Vox canta nas ruas de Dublin na Véspera de Natal

Nollaig Shona Dhuit!

Fonte: http://www.whychristmas.com/cultures/ireland.shtml

Generica 300x250

Veja

Galway

A cidade de Galway não é a maior cidade da Irlanda mas definitivamente tem o …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook