Inicio / Canada / Montreal: A cidade subterrânea

Montreal: A cidade subterrânea

Como se sabe, Montreal tem a maior rede do planeta de passagens construídas sob a terra. São mais de 30 km de túneis e galerias que tornam a cidade mais habitável durante o inverno praticamente ártico do Canadá, é uma ótima opção para fugir do frio em Montreal.

Na maior cidade do Quebec, corredores debaixo da terra conectam estações de metrô, shoppings e hotéis.
O que acontece é que há décadas os moradores de Montreal deixaram de se lamentar pela falta de sol e pelo intenso frio desta época, e buscaram uma solução para o problema que, hoje, talvez seja um dos ícones de Montreal: Uma Cidade Subterrânea, é uma galeria subterrânea mais extensa do mundo, com 33 quilômetros de extensão, composta por estações de metrô, túneis, hotéis, praças ocultas e espaços de entretenimento, uma rede que é um destino em si mesma.
Começou apenas como uma ideia para cobrir um espaço de sete hectares correspondentes a umas antigas linhas de trem. Mas dali até sua construção, com a abertura da zona de Ville Marie em 1962, o projeto cresceu e foi se convertendo em uma parte integral do plano urbanístico de Montreal. Desde aquele momento, e até agora, os planos deste subsolo têm se expandido constantemente e a Cidade Subterrânea cresceu até cobrir boa parte do centro urbano, com mais de 200 pontos de acesso e dez estações de metrô.
Tratar de compreender a Underground City, ou Réso – como dizem os locais, dependendo se falam inglês ou francês – é uma prova importante. É como o aeroporto maior e mais complicado que você conheça, mas pior, muito pior. E assim é inevitável usar os mapas enormes que revelam a condição de forasteiro, mas não há alternativa porque para ir de uma área a outra há que descer vários andares, adequando-se à falta de luz natural e investigar a conexão correta em meio desse conjunto de labirintos.
– Quando se fala de “cidade subterrânea”, algumas pessoas acreditam que se trata apenas de um conjunto de cavernas, mas este não foi um lugar pensado para ratos, mas para humanos, e as pessoas precisam de espaços dinâmicos. Esta área é precisamente isso, um grande lugar para demonstrações de arte.

Localizada no leste da Cidade Subterrânea, entre as ruas Maisonneuve e St-Catherine, abaixo do bairro que hoje se conhece como Quartier des Spectacles, Place des Arts também se conecta com as sedes de Orquestra Sinfônica de Montreal, Les Grands Ballets Canadiens e Ópera de Montreal.
Aqui caminhamos entre esculturas, painéis de LED que projetam animações e murais.
Aqui também acontece o Art Souterrain, um evento realizado desde 2009, como marco do festival Nuit Blanche, em fevereiro. Trata-se de uma grande exposição de arte, com obras de 80 artistas que tomam a cidade subterrânea para cobrir suas paredes com diferentes manifestações culturais, de pinturas a esculturas, mas também apresentando curta-metragens em espaços públicos e até em instalações.
Algumas dessas mostras continuam em exibição pelo resto do ano.

FONTE:http://www.aviewoncities.com/montreal/reso.htm

Generica 300x250

Veja

São Francisco – Califórnia

SÃO FRANCISCO É COM CERTEZA O DESTINO FAVORITO DE MUITOS, ESSA CIDADE CALIFORNIANA É SEM …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook